sábado, 7 de junho de 2008

01 Entrevista com Ricardo da Torcida Independente

Torcida Organizada :Torcida Independente

Nome da liderança : Ricardo

Idade : 38 anos

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R. Meu primeiro jogo foi dia 24 de Junho de 1979 , Santos 1-1 São Paulo, tinha 9 anos de idade, um dia nublado foi a primeira vez que fui ao Morumbi, pelo Campeonato Paulista .

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R. Entrei em 1990, quando tinha 20 anos e queria contribuir de algum modo e acompanhar o time mais de perto e a torcida organizada proporcionava viagens, churrascos e sempre realizou grandes pagodes no Largo do Paissandu, uni tudo isso mais a paixão pelo clube e acabei me filiando em Outubro de 1990.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R. Queria contribuir de algum modo e acompanhar o time mais de perto e a torcida organizada proporcionava viagens, churrascos e sempre realizou grandes pagodes no Largo do Paissandu, uni tudo isso mais a paixão pelo clube e acabei me filiando em Outubro de 1990.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R. Escolhi por ser uma torcida em 1990 que formava um mar branco nas arquibancadas e as bandeiras grandes das cores do Tricolor, era a torcida que mais me atraía das torcidas do São Paulo, além de tradição na bateria que sempre fazia um aquecimento na porta do Morumbi e que eu sempre participava, uma coisa foi puxando a outra.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R. Nasci tricolor e não tive influência nenhuma na escolha de parentes, amigos, até porque nesta época não eram tantos os São Paulinos como hoje.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R. Naquela época era no boca a boca, você conhecia um São Paulino e o convidava para ser associado, convidava para as feijoadas, churrascos, pagodes que rolavam na sede, era uma coisa bem amadora, nem sonhávamos com Internet, não foi influência de alguém especificamente foi de um grupo de amigos.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R. De 1992 –1994 Comitê de Organização das Caravanas/ 1994-1997 Repositor de Estoque de Material / 1997-1998 Diretor da Loja de Artigos da Torcida / 2002-2008 Divulgação da Torcida

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R.1992-1994 Ajudava a ver preço, acertar com empresas de ônibus para realizar as caravanas dentro e fora do Brasil, onde me proporcionou conhecer vários países da América do Sul , a Espanha que na época o Tricolor disputou os torneios: Ramón de Carranza e Teresa Herrera e o Japão onde conquistou os mundiais na época. 1994-1997 Realizava o controle de produção dos produtos com a marca da Independente. 1997-1998 Avaliava novos designs e logos para a marca da torcida e mopntamos a loja da torcida. 2002-2008 Depois de quatro anos afastado voltei na parte de divulgação da torcida.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R. Não sou remunerado, nem vivo dela apenas colaboro na parte de divulgação.

11) Qual a história de sua torcida ?

R. A Independente nasceu das divergências de idéias e posturas entre a torcida uniformizada Tusp e alguns dos seus filiados. Tiveram muitas dificuldades mas souberam supera-las.
http://www.independentenet.com.br/4rt8s1fgw7asd/index_principal.php?area=historia

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R. Organizador Colaborador das Caravanas entre 1992-1994

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R. Sem dúvida na época das caravanas entre 1992-1994, tive a felicidade de acompanhar e organizar junto com a comissão uma verdadeira turnê São Paulina, uma fase que vivíamos o Movimento Fora Collor, rebelião no Carandiru e o auge do São Paulo, marcou minha juventude a torcida e o time.
Particularmente o jogo São Paulo e Newells Old Boys em que deixamos o estádio num verdadeiro Mar Branco e fizemos uma festa inesquecível de um time que jogava por música, que meses depois viria a culminar na conquista do Mundial de Clubes no Japão.

Um comentário:

  1. muitoo feráá ... independentee éé nóóis ...


    _X_INDEPENDENTE__X__SOROCABA__X__INTERIOR_X_

    ResponderExcluir