domingo, 13 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com Frango da Força Flu

Torcida Organizada : Gremio Recreativo Torcida Força Flu

Nome da liderança : Fernando

Apelido: Frango Idade : 21

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Aproximadamente uns 7 anos

02) Quando entrou na Torcida Organizada ?Quantos anos tinha na epoca ?

R: 2000 com 12 anos

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Eu 'ganhei' esse apelido bem antes de entrar em torcida, e a razão dele é meu sobrenome "Franco", mas na época de escola meus amigos me chamavam de Frango pra perturbar.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Eu já admirava muito e era fascinado pelas Organizadas desde que comecei a frequentar o Maracanã, ia aos jogos com meu pai ou pai de amigos, e já dava um jeito de arrastar ele pro meio da aglomeração. Depois, quando passei a ir aos jogos sozinho, ficou mais fácil de me integrar.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Eu costumava ir aos jogos e ficar na Young Flu com meus amigos, pois é a maior torcida na arquibancada. Mas já naquela época eu já escutava falar muito sobre a Força Flu e pelo que ouvia, tinha uma grande admiração pela torcida, mas me parecia ser um grupo meio fechado, de difícil acesso, até por ser menor e não ser frequentada pelo que chamamos de povão".Em 2000 conheci um cara que morava na minha rua, e liderava a Força Flu na Zona Sul do Rio naquela época, e ele me chamou pra ir pra um jogo com eles. Depois disso não saí mais.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Na verdade na minha família a questão clubistica nao pesava tanto. Meu pai é gaucho radicado no Rio, torcedor do Inter, por isso ele nunca impos aos filhos o time dele, até pela distancia, quer dizer, só nao podia ser Gremista (risos). Minha mãe e meus dois irmãos são flamenguistas, mas não são tão fanáticos, então, assim que eu passei a me entender por gente, eu era flamenguista meio que por imposição. Lá pelos meus 5 anos de idade, um amigo que morava no mesmo prédio que eu e vinha de uma família de tricolores fanáticos, da qual eu era muito próximo, acabou fazendo minha cabeça e eu acabei cedendo e graças a Deus, deixei o lado das trevas pra trás e abracei o Fluminense.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada?

R: Como já disse, o monitor (líder) da Força Flu da Zona Sul na época, morava na minha rua, certa vez encontrei com ele voltando de um jogo e ele me chamou pra ir com eles no jogo seguinte. Ele foi meu maior incentivador na época, nos tornamos grandes amigos, apesar dele ser alguns anos mais velho que eu, virou uma relação meio de irmão mais velho mesmo.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Monitor da Zona Sul e Relações Públicas.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Organizar os assuntos referentes à Força Flu junto aos associados da Zona Sul, fazendo uma ponte entre a Diretoria e esses associados.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Atualmente eu ando dando uma força principalmente pra fazer os materiais, organizar algumas coisas, e ainda desempenhando esse papel de representante da diretoria aqui na Zona Sul.

11) Qual a história de sua torcida ?

R: A Força Flu foi fundada em 1970 por jovens da Zona Sul da cidade, aliás na época a grafia era FÔRÇA FLU, com acento circunflexo, grafia que a torcida manteve por um tempo, mesmo depois de mudarem o modo de escrever a palavra. A torcida sempre foi muito importante dentro do Fluminense, me arrisco a dizer que sempre fomos a torcida mais atuante, no sentido de cobrar dos dirigentes e jogadores do time sempre que necessário, nao é a toa que vários componentes da torcida nas décadas de 70 e 80, ocupam hoje cargos importantes na administração do clube.Assim como o Fluminense, passamos por dificuldades na década de 90, mas graças a um grupo que nunca abandonou a torcida, pudemos ultrapassar essas barreiras, e colocar a Força Flu novamente no seu devido lugar.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Acredito que nada marca mais do que acordar cedo em um dia de final de campeonato pra chegar na sede da torcida, ajudar a arrumar os materiais, fogos, bateria, trabalhar duro, e ser recompensado na arquibancada, com sua torcida dando um belo espetáculo.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Essa é dificil... Nessa vida de torcida, a gente passa por cada situação... Viagens, aventuras, perrengues... Mas acho que o que mais marcou foi a perda de alguns amigos ao longo desses anos, vítimas da violencia que atinge nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário