sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com Neto da Leões da Real do Remo

Torcida Organizada : FAMILIA – LEÕES DA REAL

Nome da liderança :

Apelido: NETO

Idade : 23

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Acompanho desde os meus 7 anos de idade, quando comecei a ir para o mangueirão com os meus parentes remistas e logo em seguida amigos do mesmo bairro.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: Estou da LEÕES DA REAL, desde os meus 19 anos, mais precisamente em 2004, quando a mesma foi fundada e tive orgulho de participar desse momento.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Nunca fui muito fã de apelidos, por isso chamam-me somente pelo último nome já citado, “Neto”.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Na Leões foi em 2004, pois, desde os princípios achei interessante o projeto da torcida, mostrando sempre uma nova visão sobre o que é TORCIDA ORGANIZADA realmente. Sempre gostei de torcer de modo mais forte e mais ativamente, como forma de mostrar o meu amor pelo CLUBE DO REMO, entrei na LEÕES, pois, assim posso colaborar ativamente para a festa no estádio e no dia a dia do CLUBE DO REMO.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Basicamente Devido a ideologia e o desafio de mostrar um DIFERENCIAL, sempre trabalhamos em prol do CLUBE DO REMO, ele sempre vem primeiramente em nossos planos. Também por objetivos sociais que a torcida visa , pois, não estamos ligados somente a instituição CLUBE DO REMO em si, mas, também o modo de ver que podemos agir em prol da sociedade, buscando melhorias de vida para nossos associados, por meio de projetos que tragam inclusão a todos eles, podendo assim ajuda-los a se auto afirmarem em meio a sociedade.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Acho que não, pois, desde o primeiro jogo do CLUBE DO REMO que fui aos 7 anos de idade, me identifiquei diretamente com a torcida e com a cor AZUL MARINHO.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Não, Foi uma forma de demonstrar o amor ao CLUBE DO REMO independentemente.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Diretor administrativo.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Elaboramos um planejamento anual, mas a partir deste ano de 2008 ele se tornou semestral, aonde analisamos o que a instituição necessita, para a sua evolução, e traçamos metas a serem cumpridas em determinados períodos, isso vale desde a confecção de materiais da torcida (camisas, bermudas, calças, entre outros), até a simples compra de um instrumento para a bateria.

Além de planejar e executar ações em prol do CLUBE DO REMO, para ajudar o mesmo em suas necessidades.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Sim, continuo cuidando da parte administrativa da torcida.

11) Qual a história de sua torcida ?

R: A Leões da Real nasceu em 2004, em meio a turbulências enfrentadas pelo CLUBE DO REMO, que neste ano havia sido rebaixado para a 3º divisão, mas por querermos mostrar a nossa forma de apoiar o CLUBE, nessa hora difícil, as coisas tomaram rumos rapidamente. Como todo início de trabalho foi muito difícil, aonde também lutávamos contra a descriminação de TORCIDAS ORGANIZADAS em nosso estado. Fizemos a nossa primeira reunião em uma praça pública de Belém, no dia 17 de setembro de 2007, na qual ficou marcada como data de fundação da LEÕES DA REAL.

Reunimos cerca de 70 pessoas, de vários bairros, entre eles pedreira, marco, benguí, guamá, são Braz, satélite, entre outros, não criando assim um pólo único como é comum no ínicio de torcidas e as vezes se mantem.

Estreamos em 2005 com o pé direito, pois, nesse ano o CLUBE DO REMO sagrou-se campeão da série C, resultando na maior média de público das 3 séries e conseqüentemente a aquisição de vários sócios, resultando em uma festa a cada jogo que se passa. Em apenas 3 anos de torcida conseguimos constituir um patrimônio forte e sólido que vão desde lojas (sedes) da nossa torcida, até mesmo quantidade de instrumentos, bandeiras e faixas, e é claro, a aquisição de sócios e simpatizantes devido a credibilidade conquistada com a torcida do CLUBE DO REMO, que são o maior patrimônio da nossa torcida. Em 2007 adotamos a inicial “FAMILIA” antes do nome da nossa torcida para simbolizar uma união nossa, pois, não existem bairros, nem zonas, nem comandos, existe somente a LEÕES DA REAL. Há quem diga que a LEÕES, se tornou a 2º potência do CLUBE DO REMO e a 3º do ESTADO e se espalhando e municípios adjacentes, mas, isso não comentamos e não entramos no mérito, pois, Hoje o trabalho realizado pode ser visto nas arquibancadas aonde passamos, pois, aonde a LEÕES DA REAL vai, tem festa para o CLUBE DO REMO, que é esse o nosso intuito e principal objetivo a ser cumprido, o resto é segundo plano.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Tem ao menos umas 3 que valem ser citadas, elas são:

Doação de alimentos no natal de 2006, aonde reunimos muitos KG´s de alimentos e doamos a pessoas carentes, pois, o agradecimento foi muito satisfatório.

Uma bandeira de PAZ nos estádio levantada na ilha do retiro, juntamente com a torcida do sport, que foi aplaudida de pé, por todos que lá estavam, mostrando que a rivalidade está apenas dentro do campo, enquanto o jogo rola. Que fique claro que não temos uniões ou alianças com qualquer torcida de outro clube, pois, somos da ideologia que pra ser respeitado, tem que passar respeito.

E o movimento paz e descriminalização em pleno mangueirão, com a colocação de faixas, dizendo:

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Foi em 2005, o CLUBE DO REMO tinha perdido duas partidas fora do estado, nos minutos finais, o que causou desconfiança na torcida, na época havia um forte elo da diretoria do CLUBE, para com as TORCIDAS ORGANIZADAS. O presidente do CLUBE DO REMO, na época, RAFAEL LEVY, ligou para a nossa sede pedindo apoio aos jogadores, que fossemos recebe-los no aeroporto, sendo que já havíamos decidido faze-lo.

Bem, convocamos a todos, motivados e desmotivados e pra nossa surpresa foram tantos que tivemos que fretar um ônibus encima da hora, tendo que dispensar algumas pessoas, pois, não havia como levar todo mundo, pois, o vôo em que o CLUBE retornava a Belém estava próximo. Chegamos no aeroporto, por volta das 19:30 com o ônibus lotado e fazendo a maior cantoria e barulho, que chegou a assustar as pessoas que lá circulavam, chamando a atenção da PM e INFRAERO.

Logo que descemos penduramos faixas e bandeiras pelo salão do aeroporto, na espera dos jogadores, sendo que a bateria dava o ritmo pra galera cantar.
Os jogadores quando desceram virão muita gente do lado de fora e ficaram com medo de uma possível atitude adversa por parte da torcida, mas, a galera não segurou e começou a cantar e eles passaram no meio do corredor dizendo que ninguém segurava o CLUBE DO REMO mais.

O jogador Maurílio, atacante disse a mim e ao presidente do CLUBE emocionado: “Ninguém sefgura mais agente chefe, essa torcida é demais”.

Esse momento foi demais, até hoje é lembrado por várias pessoas e inclusive o ex - presidente do CLUBE DO REMO, quando se refere as TORCIDAS ORGANIZADAS., pois, alguns dias depois o REMO conquistou seu primeiro titulo nacional, que parou Belém por 2 dias.

Agradeço a oportunidade, e estamos ai para colaborar com esse projeto que tem tudo pra dar certo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com Ronaldo da Efici Galo

Torcida Organizada : EFICI GALO:

Nome da liderança : Ronaldo Buhr

Apelido: Ja associaram meu nome a torcida , portanto sempre sou chamado Ronaldo da Efici Galo

Idade : 40 anos

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Desde aos 07 anos de idade , assiti ao jogo Galo x America RN , 5 gols do Reinaldo , inesquecivel

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: Em 1999 ano da sua fundação, 31 anos de idade , 08 anos apos ter sofrido um acidente e ficado paraplegico

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: o Apelido é Ronaldo da Efici Galo , em razão da torcida

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Antes do acidente em 1991 em que tive a lesao , sempre fui ao mineirão e até mesmo em outros estados acompanhando o Galo , mas sem fazer parte de uma organizada , apos o acidente e sempre presente no mineirão e sofrendo com as barreiras fisicas eu reuni com alguns amigos na mesma condição fisica que eu e em 1999 fundamos a EFICI GALO

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Escolhi por ser uma forma de fazer todos aqueles que tem uma limitação fisica ou uma dificuldade de locomoção voltar aos estadios , deixar de lados seus próprios medos e romper os preconceitos, ou seja , voltar ao convívio da sociedade.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Nós Atleticanos ja nascemos com essa paixão , mas meu Irmão foi quem me levou ao mineirão e sempre acompanhava desde de menino com ele pelo radio os jogos do galo

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: A influência foi a busca por um espaço de inclusão social e com certeza essa paixão sem limites pelo galo.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Desde a fundação sou o presidente , mas que em conjunto com todos os diretores distribuimos as tarefas e todos cumprem suas aobrigações.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Sou o presidente da Torcida , que e composta de mais 09 membros , sendo 05 pessoas com necessidades especiais e 04 sem limitações fisicas que nos auxiliam com as barreiras que aparecem, Mali vice presid. tb paraplegica , Tadeu -relações publicas , trabalhamos em conjunto realizando ações sociais com outras organizadas , em especial com a GALOUCURA, palestras em hospitais de reabilitação e eu como presidente faço os contatos de modo geral.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Como Presidente estou a frente basicamente de tudo , mas conto com o apoio da nossa diretoria

11) Qual a história de sua torcida ?

R: Basicamente ja relatei acima , surgiu como uma forma de protesto em busca de espaço , de inclusão , pois o espaço era no escanteio , escondido sem a minima condição , através das nossas manifestações fomos ganhando o respeito das outras organizadas e tambem do Clube , podemos dizer que estamos entre as 05 organizadas do clube mais presente, talvez não sejamos grande em numero , mas somos grandes em representação , a EFICI GALO fez com que obras acontecesse no mineirão , as pessoas com necessidades especiais são mais presentes nos jogos e isso por si só ja é nossa história. Nos orgulhamos de ser a 1ª e ainda infelismente a Única T.Organizada de pessoas com necessidades especiais do Brasil

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: No jogo Brasil X Argentina eu fui o cadeirante que ia ser entrevistado pelo cajuru , eu estava brigando para entrar com os outros integrantes da torcida pelo nosso acesso , entretanto estavamos sendo barrados e o cajuru comprou a briga tambem , nos entramos e infelismente ele perdeu o emprego. Vencemos o estado , mas infelismente calaram um jornalista sério.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: A presença cada vez maior de pessoas portadoras de necessidades especiais , de varias ações sociais que fazemos e participamos , na minha opinião ver essas pessoas no estadio é um GOL , uma VITORIA da superação , do AMOR por essa paixão sem limites chamada CLUBE ATLETICO MINEIRO

Emtrevista 01 com Batatinha da Pavilhão 6 do Remo

Torcida Organizada : Pavilhão 6 do Remo

Nome da liderança :Ewerton Macedo

Apelido: Batatinha Idade : 19

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Dês dos 3 anos de idade quando comecei a freqüentar os estádios com meu pai

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na época ?

R: Entrei em 2001,tinha 12 anos quando entrei na Torcida Remoçada a partir do ano passado estou na Torcida Organizada Pavilhão 6.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Tenho sim, logo quando entrei em torcida colaram o apelido porque me comparavam com o personagem do desenho do manda chuva

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Porque sempre um torcedor que sempre amou e gostava de incentivar o Clube do Remo sempre gostei das festas que as torcidas organizadas fazem dentro dos estádios e decidir participar disso.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: A escolha de estar fazendo parte da torcida e por sempre ter admirado o trabalhado que sempre foi realizado pela diretoria e pelos componentes da mesma que trabalham sempre unidos pra fazerem uma bela festa dentro e fora dos estádios apoiando o nosso clube.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Concerteza principalmente do meu pai que sempre meu levo aos estádios como citei acima dês dos três anos de idade tenho certeza que foi a melhor coisa que meu pai deixou pra mim amar o clube e incentivar não apenas nos momentos bons do clube mais principalmente nos ruins e nunca abandonar o clube.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Diretamente não,a principal foi de poder participar da torcida e poder apoiar o clube durante os 90 minutos de jogo e sempre fazer uma bela festa

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Durante toda minha trajetória sempre fui sócio da torcida procurei ser um sócio sempre ativo que participava de tudo que era feito pela sempre me gostei de ajudar. Atualmente assumi a função de Diretor de relações publicas e estou procurando ajudar da melhor forma possível a torcida e a cada dia mais divulgar a torcida por toda o Brasil

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: De me comunicar não só com nossas aliadas e amizades mais com todos os órgãos publicas em busca de parcerias pra futuras campanhas sociais e também futuros patrocínios para a torcida buscar uma maior comunicação com a diretoria do clube para que assim possamos ajudar cada mais o clube não só dentro das arquibancadas mais também fora

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Sim de buscar futuros patrocínios e tbm de novas campanhas sociais para que nossa torcida possa participar

11) Qual a história de sua torcida ?

R: A Torcida Organizada Pavilhão 6 foi fundada no dia 09 de setembro de 1999 por um grupo de 20 amigos do Conjunto Cidade Nova em Ananindeua a origem do nome curiosamente foi retirada do hino e o 6 devido os amigos morarem na Cidade nova 6 todos se uniformizaram e confeccionaram varias bandeiras que levavam ao estádio alugavam uma bateria e faziam festa no inicio o mascote que usavam era um presidiário,a partir do ano de 2002 passaram a utilizar os irmãos metralhas que continua sendo o mascote oficial até hoje,a partir de então o sonho dos 20 amigos vem sendo bem realizada por todos desdo mais antigo até o mais da torcida ultimamente a torcida possui um espaço amplo para lazer dos sócios atualmente e a 2ª maior torcida do clube e vem conquistando a cada dia mais o respeito e admiração não apenas dentro do estado mais por todo o Brasil

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: E difícil citar apenas uma atividade acho que participar da torcida e poder fazer mesmo com todas as dificuldades tudo que planejamos e uma grande alegria,mais vou citar o bandeirão da torcida que iremos inaugurar se Deus quiser será umas das coisas marcantes,mais também quando o clube caio no ano de 2005 pra serie c quando a torcida lotou os estádios e conseguiu o recorde de publico das três divisões daquele ano e uma alegria e uma coisa que ficará pra sempre

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Será a subida do bandeirão que irá coroar o trabalho de todos da torcida não só dos diretores mais sim de todos os sócios que com muita força de vontade e esforço conseguiremos concluir esse projeto que irá abrilhantar nossa festa nós estádios.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com Francês da Máfia Azul

Torcida Organizada : MAFIA AZUL CRU FIEL FLORESTA

Nome da liderança : Jean Marc Gougeuil

Apelido:FRANCES

Idade : 45 ANOS

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: DESDE DOS 23 ANOS, MINHA CHEGADA AO BRASIL

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: EM 1986, 23 ANOS

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na organizada ?

R: FRANCES, SOU NATURAL DA FRANÇA, SIM

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: PORQUE EU VIM DE UMA ORGANIZADA NA FRANÇA, DO PSG BOULOGNE BOYS, EM
1986

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: PORQUE EU CONHECI UNS DOS MENBROS, QUE ERAM 6 NO TOTAL

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: NENHUMA EU FIQUEI SABENDO CRUZEIRO POR REPORTAGEN NUMA REVISTA DE FUTEBOL

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: NAO

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: INTEGRANTE, LINHA DE FRENTE, DIRETOR, PRESIDENTE, DIRETOR HOJE

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: MUITAS

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: RESPONSAVEL PELO SITE E COMUNINADE OFICIAL NO ORKUT E PARTICIPO DE > REUNIOES NA COMOVEC ( ORGAO RESPONSAVEL DOS EVENTOS ESPORTIVOS EM MINAS GERAIS)

11) Qual a história de sua torcida ?

R: Maior torcida organizada do Brasil, a Máfia Azul Cru-Fiel Floresta se caracteriza por sua atuação sempre festiva e vibrante, durante a realização dos grandes clássicos no Mineirão e em especial nos outros grandes estádios nos quais sempre comparece através de caravanas em todo o país e exterior.

Fundada em 05/06/77, a Máfia Azul, tem hoje aos 30 anos de idade, mais de > 80.000 (oitenta mil ) associados em todo o Brasil. A agremiação, com tal dimensão, atingiu sem dúvida, sua maioridade tanto no quesito quantidade, como tradição! Sua presença nos estádios constitui sempre um espetáculo a parte. Uma incrível "onda azul" que se movimenta poderosa, criando uma forte corrente que repassa toda sua força para os atletas cruzeirenses em campo.

Tudo começou, quando os irmãos Henri e Éder Toscanini, nos idos de 1976, aos 15 e 14 anos, respectivamente, vendo a atuação das torcidas Cru-Chopp e Raposões Independentes, sonhavam com uma torcida que representasse o Bairro Floresta. O conhecimento dos dois irmãos foi realizado pelo agito das discotecas, junto com o pessoal do tradicional bairro da Floresta, localizado na Zona Leste de Belo Horizonte.

Começamos com o lençol da cama dos irmãos, dizem os amigos. Pintaram ela com o nome de "MARFIA AZUL", assim mesmo com "R", porque o irmão Henri tinha pintado errado. Levamos para o Mineirão e ninguem conseguia entender nada. Não dava para ler nem a 20 metros de distância. O tempo passou e em 1977, os amigos Toscanini, Caquinho Ornellas, Emilinho, Tuña, Alexandre Bastão, David Tanure, Sérgio Braga, Ricardo Gatti, Reginaldo Lima, Alexandre Aguiar(Careconi), Paulo Augusto (Popeye), Leonardo Starling, Estevão Cupe, Juninho Patola, Lawrence Menezes, Frederico Martins, primeiros fundadores da Máfia Azul, levaram os lençóis da torcida para o Mineirão, como se fossem bandeiras.

Em 1978 juntaram-se a nós novos companheiros que muitos nos ajudaram no crescimento da Máfia : Wilsinho Colares, Ricardo Finelli, Antônio Torrão, Chicô, Renoir, Pedro Fiorini, Sulaiman, Alexandre Valadares, Tonico Rocha, Roninho Menezes. Com eles a Máfia Azul começou a se desenvolver. Porém em 1983 a Máfia Azul sofreu um grande revés, com a morte do então presidente, "Torrão", que prestara relevantes serviços à torcida, que desmotivada, acabou paralizando por alguns meses as suas atividades. Entretanto a Máfia Azul não podia terminar assim.

Antigos integrantes da Mafia, entre os quais, Alexandre Aguiar, Tuña Mendes, Leonardo Borges e Paulinho Popeye, resolveram fundar a Máfia Azul Cru-Fiel Floresta recomeçando o trabalho de reconquistar os torcedores. Neste trabalho, deve-se destacar o enorme empenho de Leonardo Borges, que dedicou todo o seu tempo a esta causa. O sucesso não demorou a surgir, logo, antigos integrantes da Máfia Azul se motivaram e vieram juntar-se ao grupo. Ressurgiu, então, a MÁFIA AZUL CRU-FIEL FLORESTA, esta onda azul, "perpetuamente em festa".

A Máfia Azul experimentou um espantoso crescimento principalmente com a boa fase do Cruzeiro iniciada nos anos 90 com a conquista de títulos regionais, nacionais e internacionais pelo clube e o crescimento espantoso da sua torcida que hoje é a 6ª maior do país e a MAIOR TORCIDA fora do Eixo Rio-São Paulo, comprovada cientificamente em pesquisas. Unida e forte marcou presença, por exemplo, no Japão, EUA e na Franca e alemanha praticamente em todos países da América do Sul, Pré Olimpico, Olimpiadas de Sidney, Copa do Mundo, entre outros eventos. A agremiação possui, hoje, 128 filiais em Minas Gerais, 12 filiais em outros estados e 8 filiais no exterior. E tornou o seu slogan a razão de ser de toda a família cruzeirense:

"SOMOS UM MURO DE CONCRETO RUIM DE DERRUBAR, POIS NADA NOS SEPARA E O CRUZEIRO NOS UNE!"

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Doaçao de sangue , alimentos , brinquedos , etc

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Poder ajudar de certa forma as pessoas com poder aquisitivo baixo com doaçao de alimentos , brinquedos, etc, se cada um fizer sua parte estaremos vivendo num pais melhor.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com China da Pavilhão 9

Torcida Organizada : Pavilhão Nove

Nome da liderança : Jefferson Augusto

Apelido: China

Idade : 29 anos

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: desde os meus 13 anos

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: entrei em Dez/93 ....15 anos

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Meu apelido veio do bairro mesmo....não pareceço nada com china ( nada mesmo ) não gosta desse apelido quando muleque ...e ja sabe né não gostou ..o apelido pegou...

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: bem foi num jogo contra o Vitoria no campeonato Brasileiro de 93..fiquei com um pessoal da zona sul da cupece...todos com camisa cheio de metralhas aquilo me deixou loco...na epoca era coisa mesmo de maloqueiro entende?.....virou paixão.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Toda a familia é Corinthians , ja veio de berços passados mesmo.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Bem como eu ja disse, foi amigos do bairro mesmo.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Começei em 95 como liderança de bairro e Dpto de bandeira,97 fui tesoureiro, 99 vice presidente, e agora 2007 / 2008 sou o atual presidente

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: O dpto é a cara da torcida, bandeiras faixa nos jogos é a obrigação total..adorava isso... depois finanças.....como vice , trabalhei em toda area, e agora bem quem é ou foi presidente...ja sabe, o barato é loco.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Todas possivel....

11) Qual a história de sua torcida ?

R: Foi fundada em 9 de setembro de 1990 por nove torcedores do Timão em homenagem ao time de futebol da Casa de detenção do Carandiru. O símbolo adotado foi a figura do Irmão Metralha, personagem de histórias em quadrinhos.A torcida nasceu de um trabalho social realizado na Casa de Detenção do Carandiru, por um grupo de amigos, jovens torcedores do Corinthians, que anualmente formavam um time e promoviam um jogo de futebol beneficente contra time de detentos, denominado Corinthians do Pavilhão Nove. Daí surgiu o nome da organizada. Este grupo, através de rifas, contribuições e promoções esportivo-culturais, passou a arrecadar recursos para a confecção de faixas e bandeiras que divulgassem a sua filosofia nos estádios em jogos do Corinthians. A idéia de criação de uma torcida organizada foi aos poucos amadurecendo e em 09 de setembro de 1990 oficializou-se a fundação da entidade, denominada Pavilhão Nove.Atualmente o Clube Despostivo Pavilhão 9 é uma entidade para a difusão do esporte e da cultura, principalmente entre a população de baixa renda da periferia de São Paulo. É um grêmio recreativo e cultural e também é um bloco carnavalesco.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Foram varias..desde caravanas, como festas e tal.... mais pra mim foi ajudar na construção da quadra, onde hj atendemos nossos associados , temos nossa festa etc... mais se fosse ficar aqui tc ficaria até amanha...

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Foi na estreia do bandeirão 2 no maracana em 96 ... quando fiquei responsavel por esse patrimonio que na época foi um grande passo para nosso crescimento.. Agradeço a entrevista e estamos ai parar ajudar em qualquer coisa ChinaPresidente

Entrevista 01 com Markinhos da Camisa 12

Torcida Organizada: Fiel Torcida Jovem Camisa 12

Nome da liderança : Marcus Guilherme Passos

Apelido: Markinhos Idade : 23

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Desde os 15 anos de idade em Estádio.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: 17 Anos de Idade.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Apelido de infância.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Freqüentava sempre com meu Pai o estádio do Pacaembú e sempre olhava para as organizadas como algo fantástico e alucinante na arquibancada, por suas festas, músicas e coreografias, então me associei aos Gaviões onde permaneci por 1 ano e durante minha trajetória como gavião fui observando o comportamento da Camisa12 fui estudar o que era a torcida e sua história na vida do Corinthians quando me deparei com uma história bonita e apaixonante, decidido deixei a torcida e me associei à Camisa 12, a minha Torcida do Coração.
Em 2000 nos Gaviões da FielEm 2001 na Camisa 12

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Escolhi essa torcida pelo fato de me identificar mais com a ideologia e com os integrantes. De onde eu saio para os Jogos do Corinthians existem muitos associados da Camisa 12 e são todos amigos meus e assim fui conhecendo a torcida, convivendo com o pessoal e tive a oportunidade de me associar a essa maravilhosa torcida que é a Camisa 12.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Influência que tive foi na escola com amigos, morador da Zona Leste, habitado em área totalmente Alvi-Negra de parque São Jorge, meu Pai Santista nunca me colocou sequer uma camisa deles, e quando fui entender melhor o que é CORINTHIANS ele começou a me levar ao Campo de Futebol para ver o TIMÃO, desde então nunca mais parei com Corinthians e com Torcida organizada.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Sim, das Próprias Organizadas. No começo quando não entendia ao certo o que é uma torcida organizada me associei aos Gaviões pelo fato de ser a Torcida do povo, das multidões, da festa e tudo mais, mas torcida de verdade não é só aquela que se adequa aos quesitos mencionados e sim também aquelas pequenas, consideradas de 2º Escalão por muitos, como é a Camisa . Mas na minha concepção de torcida, a Camisa é a Segunda Torcida Do Corinthians e não do 2º Escalão.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Departamento de Bandeiras, Dir. Relações Publicas e hoje Vice Presidente.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Departamento de bandeiras: Encarregado juntamente com outros membros de organizar Bandeiras, faixas, Instrumentos de Bateria na arquibancada, tanto dentro de casa quanto em caravanas e trabalhar na decoração de Festas. Ou seja, é o Coração da Torcida.
Relações Públicas: Encarregado de entrar em contato com associado por meio de cartas, e-mails e torcidas co-irmãs.
Vice Presidente, Braço direito do Presidente, ativo nas decisões a serem tomadas na entidade e em articulações jurídicas, administrativas, sociais e Políticas.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Vice Presidente e atuante em reuniões do batalhão de choque da PM, Ministério Público e Federação Paulista de futebol

11) Qual a história de sua torcida ?

A Camisa 12 foi fundada em 08/08/1971. Jovens apaixonados pelo Corinthians, pertencentes a "Fiel" Torcida, com o ideal do Torcedor, resolveram homenagear a Nação Corinthiana, exaltando o 12º jogador. Corinthians é assim : tem um Jogador nas Arquibancadas. É um clube diferente: todos os times tem uma Torcida. No Corinthians, a Torcida tem um Time.
O caminho percorrido pela Entidade foi difícil. O time não ganhava nada, estava na fila desde 1954. Mas a Torcida Corinthiana nunca parou de crescer, assim como a própria Camisa 12, que se transformou logo nos primeiros anos em uma das maiores torcidas organizadas do Brasil. E no "sofrimento", mostrava seu valor aos estádios. A invasão do Rio de Janeiro em 1976, na memorável semifinal contra o Fluminense, a Camisa 12 participou ativamente, levando ao Maracanã milhares de Corinthianos, centenas de bandeiras e uma Bateria nota 10. Ou melhor nota 12.
O Samba sempre esteve associado ao Futebol. Junto com a memorável conquista do título paulista de 1977, terminando com um jejum de 23 anos, surgia na Camisa 12 um embrião de uma Entidade de Samba. Nas Caravanas, ao lado das cervejas bem geladas, a batucada corria solta. Surgiu, então, a idéia da Praça da Batucada no local em que saíam os ônibus da Camisa 12 para os Estádios e Grandes Caravanas. Na Praça Santo Eduardo, Vila Maria, a Camisa 12 reunia milhares de pessoas para curtir nossa Bateria e Grupos de Pagodes, em todos os sábados, nos anos 84 - 85 - 86.
Paralelamente a Praça da Batucada, surgiu o Bloco Carnavalesco Camisa 12, entidade que se tornou vitoriosa no Samba Paulistano, que nos Enredos sistematicamente denunciava a corrupção e Exaltava as lutas - por mais igualdade e Justiça Social.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: A minha atividade na torcida que mais gostei foi no Departamento de Bandeiras, na qual formei diversos amigos que estão comigo na caminhada de torcida já há um bom tempo e durante um bom tempo ainda estaremos juntos na diretoria e trajetória da entidade.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Um dos maiores fatos na minha trajetória como Liderança de Organizada, foi a criação de um Movimento de Torcedores do Corinthians na qual a Camisa 12 esteve dando um total respaldo juntamente com outras organizadas do Corinthians para que o projeto de movimento tomasse um Corpo e tivesse força para cobrar pelas reivindicações que achávamos que seriam certas para o Clube, esse Movimento foi criado, tomou um Corpo muito grande com Força Nacional e teve resultado, foi o MOVIMENTO FORA DUALIB onde foi quebrada a Ditadura de um presidente no poder durante 14 anos e um outro fato marcante foi o Maior desastre na História de mais de 33 milhões de Corinthianos, o ano que quebramos uma Ditadura foi o Ano do descenso do Sport Club Corinthians Paulista para a série B do Campeonato Brasileiro.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com Frango da Força Flu

Torcida Organizada : Gremio Recreativo Torcida Força Flu

Nome da liderança : Fernando

Apelido: Frango Idade : 21

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Aproximadamente uns 7 anos

02) Quando entrou na Torcida Organizada ?Quantos anos tinha na epoca ?

R: 2000 com 12 anos

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Eu 'ganhei' esse apelido bem antes de entrar em torcida, e a razão dele é meu sobrenome "Franco", mas na época de escola meus amigos me chamavam de Frango pra perturbar.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Eu já admirava muito e era fascinado pelas Organizadas desde que comecei a frequentar o Maracanã, ia aos jogos com meu pai ou pai de amigos, e já dava um jeito de arrastar ele pro meio da aglomeração. Depois, quando passei a ir aos jogos sozinho, ficou mais fácil de me integrar.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Eu costumava ir aos jogos e ficar na Young Flu com meus amigos, pois é a maior torcida na arquibancada. Mas já naquela época eu já escutava falar muito sobre a Força Flu e pelo que ouvia, tinha uma grande admiração pela torcida, mas me parecia ser um grupo meio fechado, de difícil acesso, até por ser menor e não ser frequentada pelo que chamamos de povão".Em 2000 conheci um cara que morava na minha rua, e liderava a Força Flu na Zona Sul do Rio naquela época, e ele me chamou pra ir pra um jogo com eles. Depois disso não saí mais.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Na verdade na minha família a questão clubistica nao pesava tanto. Meu pai é gaucho radicado no Rio, torcedor do Inter, por isso ele nunca impos aos filhos o time dele, até pela distancia, quer dizer, só nao podia ser Gremista (risos). Minha mãe e meus dois irmãos são flamenguistas, mas não são tão fanáticos, então, assim que eu passei a me entender por gente, eu era flamenguista meio que por imposição. Lá pelos meus 5 anos de idade, um amigo que morava no mesmo prédio que eu e vinha de uma família de tricolores fanáticos, da qual eu era muito próximo, acabou fazendo minha cabeça e eu acabei cedendo e graças a Deus, deixei o lado das trevas pra trás e abracei o Fluminense.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada?

R: Como já disse, o monitor (líder) da Força Flu da Zona Sul na época, morava na minha rua, certa vez encontrei com ele voltando de um jogo e ele me chamou pra ir com eles no jogo seguinte. Ele foi meu maior incentivador na época, nos tornamos grandes amigos, apesar dele ser alguns anos mais velho que eu, virou uma relação meio de irmão mais velho mesmo.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Monitor da Zona Sul e Relações Públicas.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Organizar os assuntos referentes à Força Flu junto aos associados da Zona Sul, fazendo uma ponte entre a Diretoria e esses associados.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Atualmente eu ando dando uma força principalmente pra fazer os materiais, organizar algumas coisas, e ainda desempenhando esse papel de representante da diretoria aqui na Zona Sul.

11) Qual a história de sua torcida ?

R: A Força Flu foi fundada em 1970 por jovens da Zona Sul da cidade, aliás na época a grafia era FÔRÇA FLU, com acento circunflexo, grafia que a torcida manteve por um tempo, mesmo depois de mudarem o modo de escrever a palavra. A torcida sempre foi muito importante dentro do Fluminense, me arrisco a dizer que sempre fomos a torcida mais atuante, no sentido de cobrar dos dirigentes e jogadores do time sempre que necessário, nao é a toa que vários componentes da torcida nas décadas de 70 e 80, ocupam hoje cargos importantes na administração do clube.Assim como o Fluminense, passamos por dificuldades na década de 90, mas graças a um grupo que nunca abandonou a torcida, pudemos ultrapassar essas barreiras, e colocar a Força Flu novamente no seu devido lugar.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Acredito que nada marca mais do que acordar cedo em um dia de final de campeonato pra chegar na sede da torcida, ajudar a arrumar os materiais, fogos, bateria, trabalhar duro, e ser recompensado na arquibancada, com sua torcida dando um belo espetáculo.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Essa é dificil... Nessa vida de torcida, a gente passa por cada situação... Viagens, aventuras, perrengues... Mas acho que o que mais marcou foi a perda de alguns amigos ao longo desses anos, vítimas da violencia que atinge nossa sociedade.

Entrevista n. 01 com Pulguinha dos Gaviões da Fiel

Torcida Organizada: Grêmio Gaviões da Fiel Torcida Força Independente

Nome da liderança : Wildner Rocha

Apelido: Pulguinha

Idade : 29 anos

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Desde dos 4 anos de idade.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: Entrei em 1989, tinha 11 anos.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: O apelido foi dado pelo grande Panctho, Pulguinha em razão de ser pequeno, ganhei este apelido quando tinha 12 anos de idade, acredito porque era pequeno.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Entrei em 1989 quando nossos pais não aguentavam mais a pressão para associar-se. Amei desde do primeiro jogo presente amei as bandeiras, a batucada e o incentivo. Tudo que os Gaviões proporcionava nas arquibancadas.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Desde do primeiro jogo do Corinthians que fui os Gaviões foi amor a primeira vista. A festa, as bandeiras, o incentivo ao Corinthians e a condução da Torcida Corinthiana ao incentivo. A mística dos Gaviões é muito forte.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Lembro-me do meu avó Oliveira falando na orelha sobre o Corinthians. Mas a grande influência foi o meu falecido padastro, o velho William, ele levou no jogo onde tudo começou.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Entrar, participar dos Gaviões foi vontade própria, desde que vi, mas como era novo meus pais não permitia ainda. Minha mãe era amiga das mulheres do Julhão, Dentinho, Miranda, Gordura e finado Piolho. Ouvir o Julhão uma certa vez falando dos Gaviões e do Corinthians em casa me fez ter certeza que queria entrar nos Gaviões da Fiel.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Fui por muitos anos do Departamento de Bandeiras, desde de colaborador a diretor, fui secretário na loja por duas vezes, gestão Dentinho e Jamelão, junto com alguns companheiros iniciamos o Depto. Social onde fui diretor, representante dos Gaviões no MTO (Movimento das Torcidas Organizadas) Vice-Presidente nos anos de 2005 a 2007 e representante dos Gaviões na Liga das Escolas de Samba no ano de 2007.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: No Depto. de Bandeiras tudo referente ao cuidado e preparo com o material para os jogos do Corinthians e contribuição na organização de caravanas. Como secretário responsável pela loja, venda de materiais e venda de caravanas. Como membro do Depto. Social fizemos dezenas de Campanhas e doações, articulação com entidades, politíco, imprensa e movimentos sociais.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Atualmente procuro ajudar em tudo possível, mas atualmente ajudando mais na arquibancada. Não tenho nenhuma função especifíca e nenhum cargo.

11) Qual a história de sua torcida ?

R: Os Gaviões foram fundado em 1969, em plena ditadura militar. Nasceu de um movimento nas arquibancadas, de jovens questionadores quanto a situação do clube conduzido por Wadih Helu. Os Gaviões foi reprimido em seu ínicio e a mistura de cabeças pensantes e os guerreiros valentes foram fundamental.

Primeira torcida a se posicionar contra ditadura militar, em favor da anistia aos presos politícos.

Em 1974 consegue a sede do Bom Retiro, que estamos até hoje, atualmente temos um quadro associativo de 80.000 associados, fazemos caravanas marcantes a cada ano, temos uma estrutura invejável e uma história que marcou no futebol. Hoje impossível não lembrar-se dos Gaviões quando se ouve Fiel Torcida, torcida corinthiana, Nação Corinthiana. Somos reconhecidos pela Nação Corinthiana como porta vozes da torcida e órgãos fiscalizador do Corinthians.

Nossas ações sociais é reconhecida, nosso trabalho carnavalesco reconhecido como dos melhores de São Paulo e sem pretensão acredito que no conjunto, podemos sermos considerados a maior Torcida Organizada da América Latina.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Foram muitas. Jogo de salão em 1993, muitas entradas de bandeiras realizadas, estréia de nossos bandeirões, caravanas de 1995 (contra o Grêmio na final de 1995), de 2000 (contra o vasco no mundial) e muitas que são inesquecíveis com os irmãos, as doações pelo Depto. Social, dezenas de representações que fiz pelos Gaviões. Foram muitas atividades marcantes.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Ter liberado 72 ônibus na caravana de 2000 contra o Vasco no Mundial. Saímos em 199 ônibus e foi marcante. Muitas atividades marcantes onde representei os Gaviões ou participei, como a participação na Semana da Democracia Corinthiana, as centenas de reuniões nas regiões diversas com associados, as articulações com lideranças de demais torcidas, o protesto com cerca de 6.000 corinthianos marchando para o enterro simbolico dos dirigentes corinthianos, as dezenas de protestos contra as parcerias do corinthians (Hicks Muse), as reuniões com os jogadores nas situações difíceis, os títulos de campeão do carnaval de 2002, 2003, 2007 onde ajudei diretamente, muitas coisas marcantes.

Entrevista n.01 com Caio da Pork´s Alvi Verde

Torcida Organizada : Porks Alvi-Verde

Nome da liderança : Caio Chiaradia

Apelido: não tem

Idade : 21

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: 15 anos.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: 18 anos.

3) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: não tenho apelido.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Por que como gostava de acompanhar o clube em todo lugar não tinha condições financeiras de fazer isso sozinho, já com uma torcida sai tudo mais barato, entrei em 2005.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Pois foi a torcida que atendeu o que eu procurava na arquibancada.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Tive influencia familiar pois minha família inteira é de origem italiana.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Não.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Já vendi artigos da torcida nos estádios, já fui responsável da faixa em jogos, já fiz cadastro de associados, organizava caravanas.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Quando vendia artigos ficava no estádio com a roupa da torcida oferecendo aos torcedores, colocava e tirava a faixa da torcida em jogos do palmeiras, preenchia a fixa de cadastro de cadastro para novos sócios, alugava o ônibus marcava o horário de saída da caravana e cuidava de todos os detalhes.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Hoje em dia sou tesoureiro da torcida e vou nas reuniões do batalhão da PM do ministério publico e com outras torcidas e diretores do clube.

11) Qual a história de sua torcida ?

R: Criaram a porks alviverde a 16 anos atrás pois o palmeiras tinha 2 torcidas muito forte e somente 2 torcidas então resolveram criar uma torcida “menos brigona das 2 que já tinha” e mais família, lugar p/ ver amigos conversar e assistir o time do coração, com 16 anos estamos na mesma linha de raciocínio e com uma torcida na proposta que foi criada com muito sucesso.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: A conquista de nossa sede pois era um sonho muito antigo e realizado este ano.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: A conquista de nossa sede pois era um sonho muito antigo e realizado este ano.

Entrevista n.01 com Mexicano da Leões da TUF

Torcida Organizada : G.R.E.S. LEÕES DA TUF

Nome da liderança: Ricardo Fontenelle

Apelido: MEXICANO

Idade: 25

01) Acompanha seu time desde que idade?

R: deis dos 10 anos.

02) Quando entrou na Torcida Organizada? Quantos anos tinha na época?

R: em 1996, com 13 anos.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido? Ganhou o apelido na Organizada?

R: meu apelido é MEXICANO, ganhei o apelido por que sempre ia aos estádios com um sombreiro típico dos mexicanos, em 2000 numa caravana para sobral colocaram o apelido que dura ate hoje.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada? Que ano foi?

R: sempre senti a necessidade de poder demonstrar todo o meu amor ao FORTALEZA e a TUF foi a melhor forma que encontrei, somente em 1996 tive a oportunidade de freqüentar as arquibancadas.

05) Porque escolheu esta Torcida?

R: na época era a única torcida em atividade, com o tempo fui me identificando bastante com a ideologia da mesma isso foi determinante.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: não tive nenhuma influencia na escolha do meu clube, sempre torci FORTALEZA, não tenho uma lembrança exata de quando começou, costumo dizer que sou FORTALEZA deis que nasci.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada?

R: nunca tive ninguém que me levasse aos estádios, mas já acompanhava o FORTALEZA por radio e televisão deis dos 10 anos e também já admirava bastante a TUF, assim que tive oportunidade de freqüentar os estádios, logo virei componente da mesma.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: em 2000 fui convidado a participar da diretoria, aonde ajudava em varias funções na arquibancada, em 2003 juntamente com Marcionílio Pinheiro assumimos a parte financeira da torcida, aonde o Presidente era Addler Pinheiro, de 2004 a 2008 apresento um programa de radio da torcida, em 2004 e 2005 fui Vice-Presidente, em 2006 e 2007 fui Presidente.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções?

R: tarefas realizadas nas arquibancadas mais especificamente distribuição de bandeiras, colocação de faixas e manutenção das mesmas, também tarefas como gerir financeiramente e administração em geral da torcida, apresentação do programa de radio da TUF.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada?

R: hoje colaboro com a criação de artes gráficas, para a confecção de diversos materiais, como de vestuários em geral, bandeiras, faixas, material em geral para arquibancada, também apresento um programa de radio semanal, o TUF 11:30, aonde o mesmo vai ao ar todas as sextas feiras de 11:30 as 12:00 na Radio Clube Fortaleza AM 1200 www.ceararadioclube.com.br.

11) Qual a história de sua torcida?

R: A Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) foi fundada em 17 de fevereiro de 1991 por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), que amavam o Fortaleza Esporte Clube. O lançamento oficial foi no programa de rádio tricolor, “A Voz da Fiel”, sob o comando de Emanuel Magalhães. O mascote escolhido para representar a torcida foi o Leão, por sua Força, Raça, Determinação e Poder.

Dois anos depois da fundação, o número de sócios era de 350. Nessa época, a sede se localizava no bairro Cidade dos Funcionários. Também foi em 1993, que foi lançado o maior bandeirão da TUF, que media cerca de 85,00 x 32,00 metros. No ano seguinte, foi inaugurada a primeira sede no Centro de Fortaleza, que se localizava na Rua Senador Alencar, onde aconteciam reuniões, concentrações, festas e preparação para viagens.

Nos anos seguintes, a chegada de novos jovens de vários bairros de Fortaleza deu impulso à torcida. Depois disso o crescimento foi explosivo. Em 1996, foi montada uma nova sede na Rua Assunção, e depois na Avenida Santos Dumont, na Aldeota. No fim de 1996, a TUF já contava com 1.200 associados, mas perdeu a sede.

A torcida ainda passou dois anos sem local para comercializar seus produtos, mas com força e guarra conseguiram continuar. Os encontros e reuniões aconteciam nos estádios, em casas de amigos e churrascarias. E nos anos seguintes, 1997 e 1998 a torcida aumentou bastante, e chegou aos 2.000 sócios.

A força de vontade fez com que no ano seguinte, a TUF conseguisse inaugurar uma nova sede, localizada na Rua Senador Alencar no Centro. Em 1999, o número de sócios aumentou para 3.200, mesmo com o time do Fortaleza estando na terceira divisão e há sete anos sem ganhar um título estadual. No ano seguinte, em 2000, o Fortaleza ganhou um título estadual. E a TUF lançou um novo bandeirão, feito para estádios menores, com 75,00 x 25,00 m.

Dois anos depois, a Torcida inaugurou uma nova sede na Rua Antonio Pompeu no Centro. Esta sede seria a grande responsável pela união interna e pelo aumento da quantidade e qualidade de sócios e Diretores, se tornando a maior torcida organizada do Estado. Neste ano, foi feito um enorme camisão medindo 37,50 x 29,00 m.

Neste momento, em 2003, a TUF estava com cerca de 5.000 associados e prontos para mostrar seu poder e estrutura. E em 2004, lançou o maior bandeirão do mundo medindo 150,00 x 38,0 m, e passou para a marca dos 5.600 sócios, que puderam desfrutar de uma sede com academia de Jiu-Jitsu, Muay Thai e Vale Tudo, localizada na Rua Antônio Pompeu e com três lojas franqueadas.

Em 2005, a TUF passou a se chamar Grêmio Recreativo Esportivo e Social Leões da TUF, mais conhecida como GRESLTUF. Atualmente, em 2007, a Torcida já possui mais de 10 mil associados, sete lojas na capital e a sede social localizada na Rua Conselheiro Tristão.
Fonte: www.leoesdatuf.com

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida?

R: a mais marcante e satisfatória, foi quando fui Diretor de Bandeiras, uma das tarefas que considero mais difíceis de executar na arquibancada, mas com um contato direto com os componentes, aonde todo o trabalho é recompensado, outra atividade que não posso deixar de citar é a participação em programas radiofônicos, uma das minhas maiores paixões.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada?

R: Eleição para Vereador de FORTALEZA em 2004, aonde tive a oportunidade, de juntamente com o nosso candidato Addler Pinheiro, de fazer inúmeras reuniões em quase todos os bairros de nossa cidade e o resultado nas urnas foi muito satisfatório, Addler tirou mais de 4 mil votos, numa campanha aonde os recursos financeiros eram muito escassos.

Entrevista n. 01 com Arcebispo da Galoucura

Torcida Organizada : GRÊMIO CULTURAL RECREATIVO TORCIDA ORGANIZADA GALOUCURA

Nome da liderança : ANDERSON ARCEBISPO

Apelido: ARCEBISPO

Idade : 29

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R. Acompanhado o Galo, desde quando nasci, fui ao mineirão com 8 anos com meu Pai.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R. Entrei para a Galoucura em 1993

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R. Meu sobrenom, assim que entrei para a Galoucura, na inscrição já pegou, desde então sempre foi Arcebispo ou Arce.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R. 1993. Na época fui a um jogo, onde o Galo estava perdendo, não pertencia a torcida alguma. Vi que a Galoucura não parava a um instante de empurrar o time, então percebi que meu lugar era com eles.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R. A Galoucura posso dizer, não tem isso de escolher, já nascemos Galoucura, foi uma questão de destino mesmo.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R. Acredito que a paixão que meu Pai tem pelo Galo até hoje, com certeza nasceu comigo.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R. Não, entrei por decisão própria 08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R. Já fui Relações Públicas

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R. Na época contato com torcidas por cartas (net não era como hoje), informar aos componentes sobre eventos e contatos com imprensa.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R. Hoje em dia somos um Conselho formado por 10 Conselheiros, todos fazemos todas as funções, em reuniões semanais

11) Qual a história de sua torcida ?
http://www.torcidagaloucura.com.br/tog/historia/index.htm

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

Desde o momento que vc se torna um componente Galoucura, tudo que fez em prol da torcida, fica marcado.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R. A queda do time para segunda divisão, a união total do Conselho e componentes, que resultou na volta do Galo a primeira.

INFORME : 1. Entrevista Projeto Arquibancada Brasil

Informe 01 - 1. Entrevista Arquibancada Brasil

Iniciamos o Projeto Arquibancada Brasil em agosto de 2007.

A idéia nasceu conforme já citado anteriormente com objetivo de entrevistarmos as lideranças das Organizadas e democratizarmos em nosso Blog.

As entrevistas serão feitas apenas com lideranças participantes, seja em atividade na torcida ou não. Queremos colher informações e experiencias de vários quadros de lideranças de gerações diferentes.

Solicitamos as lideranças que não incluam nas respostas das entrevistas:

a) Supostos problemas internos da Torcida a qual pertence

b) Quaisquer menção que potencialize discórdia e rivalidade. Como serão várias entrevistas que faremos periodicamente, cada entrevista procuraremos fazer com poucas perguntas.

Caso seja uma liderança que não esta atuando de forma permanente, nas perguntas que solicitar informações atuais, solicitamos que deixem as respostas em branco e retiraremos antes de inserirmos no blog e divulga-las.

Nesta 1 entrevista estaremos enviando para as seguintes lideranças :

Mancha Verde : Rik e aguardando contato do Luisinho

Gaviões da Fiel : Pulguinha, Tonhão, Dentinho, Panctho, Metaleiro, Neguinho e Renato Preto
(aguardando resposta de Viola)

Independente : Baby, Lo Bello e aguardando resposta de Serginho

Torcida Jovem do Santos : Pastel (ex-presidente da TJS), Fafu e Alexandre

TUP : Litrão e Marcelinho

Raça Rubro Negra : Paulo Aparício e Macula

Torcida Jovem do Flamengo : Baiano e Gola

Fúria Jovem do Botafogo : Yaw, Sérgio e Marcelo

Força Jovem do Vasco : Bala e Baduel

Força Flu : Fernando

TJB : zona sul

Galoucura : Arcebispo

Máfia Azul : Francês

Leões da TUF : Mexicano

Camisa 12 do Inter : Miguel

Esquadrão Vilanovense : Bola

Leões da Real do Remo : Neto

Camisa 12 Corinthians : Carioca e Marquinhos

Pavilhão 9 : China

Coringão Chopp : Edgard

Pork´s Alvi Verde : Caio

Estopim da Fiel : Bambu

Estamos esperando o retorno das Torcidas :

Império Alvi Verde
Os Fanáticos
Geral do Grêmio
Ira Jovem
Remoçada
Força Jovem do Goias
Sangue Jovem

Continuamos em nossas articulações para tentarmos inserir lideranças de todas organizadas.

Devido ao número significante para a coordenação do Projeto, estaremos enviando as lideranças participantes nossa primeira entrevista.

Divulgaremos em nosso Blog conforme recebermos as respostas.

Torcemos para que todos apreciem a idéia.

OBS : Não será possivel incluir comentários nas entrevistas das lideranças para evitarmos qualquer discórdia. Caso houver alguma comentário, por favor nos envie em nossos e-mail que analisaremos para suposta inclusão no blog.

Projeto Arquibancada Brasil