segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Entrevista 01 com Markinhos da Camisa 12

Torcida Organizada: Fiel Torcida Jovem Camisa 12

Nome da liderança : Marcus Guilherme Passos

Apelido: Markinhos Idade : 23

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Desde os 15 anos de idade em Estádio.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: 17 Anos de Idade.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: Apelido de infância.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Freqüentava sempre com meu Pai o estádio do Pacaembú e sempre olhava para as organizadas como algo fantástico e alucinante na arquibancada, por suas festas, músicas e coreografias, então me associei aos Gaviões onde permaneci por 1 ano e durante minha trajetória como gavião fui observando o comportamento da Camisa12 fui estudar o que era a torcida e sua história na vida do Corinthians quando me deparei com uma história bonita e apaixonante, decidido deixei a torcida e me associei à Camisa 12, a minha Torcida do Coração.
Em 2000 nos Gaviões da FielEm 2001 na Camisa 12

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Escolhi essa torcida pelo fato de me identificar mais com a ideologia e com os integrantes. De onde eu saio para os Jogos do Corinthians existem muitos associados da Camisa 12 e são todos amigos meus e assim fui conhecendo a torcida, convivendo com o pessoal e tive a oportunidade de me associar a essa maravilhosa torcida que é a Camisa 12.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Influência que tive foi na escola com amigos, morador da Zona Leste, habitado em área totalmente Alvi-Negra de parque São Jorge, meu Pai Santista nunca me colocou sequer uma camisa deles, e quando fui entender melhor o que é CORINTHIANS ele começou a me levar ao Campo de Futebol para ver o TIMÃO, desde então nunca mais parei com Corinthians e com Torcida organizada.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Sim, das Próprias Organizadas. No começo quando não entendia ao certo o que é uma torcida organizada me associei aos Gaviões pelo fato de ser a Torcida do povo, das multidões, da festa e tudo mais, mas torcida de verdade não é só aquela que se adequa aos quesitos mencionados e sim também aquelas pequenas, consideradas de 2º Escalão por muitos, como é a Camisa . Mas na minha concepção de torcida, a Camisa é a Segunda Torcida Do Corinthians e não do 2º Escalão.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Departamento de Bandeiras, Dir. Relações Publicas e hoje Vice Presidente.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: Departamento de bandeiras: Encarregado juntamente com outros membros de organizar Bandeiras, faixas, Instrumentos de Bateria na arquibancada, tanto dentro de casa quanto em caravanas e trabalhar na decoração de Festas. Ou seja, é o Coração da Torcida.
Relações Públicas: Encarregado de entrar em contato com associado por meio de cartas, e-mails e torcidas co-irmãs.
Vice Presidente, Braço direito do Presidente, ativo nas decisões a serem tomadas na entidade e em articulações jurídicas, administrativas, sociais e Políticas.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Vice Presidente e atuante em reuniões do batalhão de choque da PM, Ministério Público e Federação Paulista de futebol

11) Qual a história de sua torcida ?

A Camisa 12 foi fundada em 08/08/1971. Jovens apaixonados pelo Corinthians, pertencentes a "Fiel" Torcida, com o ideal do Torcedor, resolveram homenagear a Nação Corinthiana, exaltando o 12º jogador. Corinthians é assim : tem um Jogador nas Arquibancadas. É um clube diferente: todos os times tem uma Torcida. No Corinthians, a Torcida tem um Time.
O caminho percorrido pela Entidade foi difícil. O time não ganhava nada, estava na fila desde 1954. Mas a Torcida Corinthiana nunca parou de crescer, assim como a própria Camisa 12, que se transformou logo nos primeiros anos em uma das maiores torcidas organizadas do Brasil. E no "sofrimento", mostrava seu valor aos estádios. A invasão do Rio de Janeiro em 1976, na memorável semifinal contra o Fluminense, a Camisa 12 participou ativamente, levando ao Maracanã milhares de Corinthianos, centenas de bandeiras e uma Bateria nota 10. Ou melhor nota 12.
O Samba sempre esteve associado ao Futebol. Junto com a memorável conquista do título paulista de 1977, terminando com um jejum de 23 anos, surgia na Camisa 12 um embrião de uma Entidade de Samba. Nas Caravanas, ao lado das cervejas bem geladas, a batucada corria solta. Surgiu, então, a idéia da Praça da Batucada no local em que saíam os ônibus da Camisa 12 para os Estádios e Grandes Caravanas. Na Praça Santo Eduardo, Vila Maria, a Camisa 12 reunia milhares de pessoas para curtir nossa Bateria e Grupos de Pagodes, em todos os sábados, nos anos 84 - 85 - 86.
Paralelamente a Praça da Batucada, surgiu o Bloco Carnavalesco Camisa 12, entidade que se tornou vitoriosa no Samba Paulistano, que nos Enredos sistematicamente denunciava a corrupção e Exaltava as lutas - por mais igualdade e Justiça Social.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: A minha atividade na torcida que mais gostei foi no Departamento de Bandeiras, na qual formei diversos amigos que estão comigo na caminhada de torcida já há um bom tempo e durante um bom tempo ainda estaremos juntos na diretoria e trajetória da entidade.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Um dos maiores fatos na minha trajetória como Liderança de Organizada, foi a criação de um Movimento de Torcedores do Corinthians na qual a Camisa 12 esteve dando um total respaldo juntamente com outras organizadas do Corinthians para que o projeto de movimento tomasse um Corpo e tivesse força para cobrar pelas reivindicações que achávamos que seriam certas para o Clube, esse Movimento foi criado, tomou um Corpo muito grande com Força Nacional e teve resultado, foi o MOVIMENTO FORA DUALIB onde foi quebrada a Ditadura de um presidente no poder durante 14 anos e um outro fato marcante foi o Maior desastre na História de mais de 33 milhões de Corinthianos, o ano que quebramos uma Ditadura foi o Ano do descenso do Sport Club Corinthians Paulista para a série B do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário