domingo, 13 de janeiro de 2008

Entrevista n.01 com Mexicano da Leões da TUF

Torcida Organizada : G.R.E.S. LEÕES DA TUF

Nome da liderança: Ricardo Fontenelle

Apelido: MEXICANO

Idade: 25

01) Acompanha seu time desde que idade?

R: deis dos 10 anos.

02) Quando entrou na Torcida Organizada? Quantos anos tinha na época?

R: em 1996, com 13 anos.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido? Ganhou o apelido na Organizada?

R: meu apelido é MEXICANO, ganhei o apelido por que sempre ia aos estádios com um sombreiro típico dos mexicanos, em 2000 numa caravana para sobral colocaram o apelido que dura ate hoje.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada? Que ano foi?

R: sempre senti a necessidade de poder demonstrar todo o meu amor ao FORTALEZA e a TUF foi a melhor forma que encontrei, somente em 1996 tive a oportunidade de freqüentar as arquibancadas.

05) Porque escolheu esta Torcida?

R: na época era a única torcida em atividade, com o tempo fui me identificando bastante com a ideologia da mesma isso foi determinante.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: não tive nenhuma influencia na escolha do meu clube, sempre torci FORTALEZA, não tenho uma lembrança exata de quando começou, costumo dizer que sou FORTALEZA deis que nasci.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada?

R: nunca tive ninguém que me levasse aos estádios, mas já acompanhava o FORTALEZA por radio e televisão deis dos 10 anos e também já admirava bastante a TUF, assim que tive oportunidade de freqüentar os estádios, logo virei componente da mesma.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: em 2000 fui convidado a participar da diretoria, aonde ajudava em varias funções na arquibancada, em 2003 juntamente com Marcionílio Pinheiro assumimos a parte financeira da torcida, aonde o Presidente era Addler Pinheiro, de 2004 a 2008 apresento um programa de radio da torcida, em 2004 e 2005 fui Vice-Presidente, em 2006 e 2007 fui Presidente.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções?

R: tarefas realizadas nas arquibancadas mais especificamente distribuição de bandeiras, colocação de faixas e manutenção das mesmas, também tarefas como gerir financeiramente e administração em geral da torcida, apresentação do programa de radio da TUF.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada?

R: hoje colaboro com a criação de artes gráficas, para a confecção de diversos materiais, como de vestuários em geral, bandeiras, faixas, material em geral para arquibancada, também apresento um programa de radio semanal, o TUF 11:30, aonde o mesmo vai ao ar todas as sextas feiras de 11:30 as 12:00 na Radio Clube Fortaleza AM 1200 www.ceararadioclube.com.br.

11) Qual a história de sua torcida?

R: A Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) foi fundada em 17 de fevereiro de 1991 por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), que amavam o Fortaleza Esporte Clube. O lançamento oficial foi no programa de rádio tricolor, “A Voz da Fiel”, sob o comando de Emanuel Magalhães. O mascote escolhido para representar a torcida foi o Leão, por sua Força, Raça, Determinação e Poder.

Dois anos depois da fundação, o número de sócios era de 350. Nessa época, a sede se localizava no bairro Cidade dos Funcionários. Também foi em 1993, que foi lançado o maior bandeirão da TUF, que media cerca de 85,00 x 32,00 metros. No ano seguinte, foi inaugurada a primeira sede no Centro de Fortaleza, que se localizava na Rua Senador Alencar, onde aconteciam reuniões, concentrações, festas e preparação para viagens.

Nos anos seguintes, a chegada de novos jovens de vários bairros de Fortaleza deu impulso à torcida. Depois disso o crescimento foi explosivo. Em 1996, foi montada uma nova sede na Rua Assunção, e depois na Avenida Santos Dumont, na Aldeota. No fim de 1996, a TUF já contava com 1.200 associados, mas perdeu a sede.

A torcida ainda passou dois anos sem local para comercializar seus produtos, mas com força e guarra conseguiram continuar. Os encontros e reuniões aconteciam nos estádios, em casas de amigos e churrascarias. E nos anos seguintes, 1997 e 1998 a torcida aumentou bastante, e chegou aos 2.000 sócios.

A força de vontade fez com que no ano seguinte, a TUF conseguisse inaugurar uma nova sede, localizada na Rua Senador Alencar no Centro. Em 1999, o número de sócios aumentou para 3.200, mesmo com o time do Fortaleza estando na terceira divisão e há sete anos sem ganhar um título estadual. No ano seguinte, em 2000, o Fortaleza ganhou um título estadual. E a TUF lançou um novo bandeirão, feito para estádios menores, com 75,00 x 25,00 m.

Dois anos depois, a Torcida inaugurou uma nova sede na Rua Antonio Pompeu no Centro. Esta sede seria a grande responsável pela união interna e pelo aumento da quantidade e qualidade de sócios e Diretores, se tornando a maior torcida organizada do Estado. Neste ano, foi feito um enorme camisão medindo 37,50 x 29,00 m.

Neste momento, em 2003, a TUF estava com cerca de 5.000 associados e prontos para mostrar seu poder e estrutura. E em 2004, lançou o maior bandeirão do mundo medindo 150,00 x 38,0 m, e passou para a marca dos 5.600 sócios, que puderam desfrutar de uma sede com academia de Jiu-Jitsu, Muay Thai e Vale Tudo, localizada na Rua Antônio Pompeu e com três lojas franqueadas.

Em 2005, a TUF passou a se chamar Grêmio Recreativo Esportivo e Social Leões da TUF, mais conhecida como GRESLTUF. Atualmente, em 2007, a Torcida já possui mais de 10 mil associados, sete lojas na capital e a sede social localizada na Rua Conselheiro Tristão.
Fonte: www.leoesdatuf.com

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida?

R: a mais marcante e satisfatória, foi quando fui Diretor de Bandeiras, uma das tarefas que considero mais difíceis de executar na arquibancada, mas com um contato direto com os componentes, aonde todo o trabalho é recompensado, outra atividade que não posso deixar de citar é a participação em programas radiofônicos, uma das minhas maiores paixões.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada?

R: Eleição para Vereador de FORTALEZA em 2004, aonde tive a oportunidade, de juntamente com o nosso candidato Addler Pinheiro, de fazer inúmeras reuniões em quase todos os bairros de nossa cidade e o resultado nas urnas foi muito satisfatório, Addler tirou mais de 4 mil votos, numa campanha aonde os recursos financeiros eram muito escassos.

6 comentários:

  1. adorei a entrevista com o Mexicano
    pois eu adoro esta torcida TUF.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito pq ele sobe responder essas perguntas q sao dificeis de responder mais ele e um excelente presiednte e tambem ele conheçe muito esta torcida maravilhosa (tuf) eu sou torcedor do fortaleza com muito orgulho parabens
    LEOES DA TUF

    ResponderExcluir
  3. walberto esquadrão jereissati9 de novembro de 2009 às 09:27

    aew mexicano gostei do depoimento que vc deu, isso demonstra o amor que vc tem com o Fortaleza e.c. FORTALEZA NO CORAÇÃO E LEÕES DA TUF NO SANGUE...

    ResponderExcluir
  4. Temos uma enorme admiração pela sua grandeza e sua força nas arquibancadas.Precisamos nos unir mais ainda em prol do FORTALEZA ESPORTE CLUBE.Temos que projetar um futuro bem melhor para nossa agremiação.Subir e sempre! Nosso amor supera tudo!

    ResponderExcluir
  5. esse o mexicano pa sempre tuf lado a lado nois tuf

    ResponderExcluir